Historial

Um projecto que surgiu no mês de Maio de 2018, fruto de uma inspiração e muita reflexão de Igor Nascimento acerca dos direitos e interesses dos futebolistas em Angola, que estavam a ser cada vez mais desrespeitados e vulgarizados pelos vários agentes desportivos em Angola, nomeadamente os dirigentes de clubes, Federação Angolana de Futebol (FAF), Associações Provinciais de futebol (APF) e outros.

Reflexão amadurecida pelo facto de no período acima indicado, jogadores  de um determinado clube do interior de Angola, clube do Girabola, 

 estavam a passar por por momentos difíceis, não recebiam seus salários e prêmios de jogos a vários meses, trabalhavam em péssimas condições,  alimentavam-se mal, e isto foi o cúmulo de tudo, que levou Igor Nascimento a tomar a decisão de criar uma Instituição que velasse pelos direitos e melhorias das condições de trabalhos dos jogadores.

Contactou algumas pessoas proximas a si envolvidas no futebol, no sentido de informar-se se em Angola já havia uma instituição do genero, casos de Fabrice Maieco “Akwa”, Miller Gomes, e Oliveira Gonçalves. Todos afirmaram não existir uam instituição com esta característica em Angola,e os três encorajaram-no a seguir em frente com esta nobre iniciativa e diponibilizaram-se em apoiar a sua materialização. 

A seguir, o Igor contactou pessoas como o Paulo de Angola que em conjunto amadureceram a ideia durante alguns dias, e marcaram uma reunião no dia 20 de Maio de 2018 numa das salas do Hotel Agatha no Morro Bento, com as presenças de Igor Nascimento,  Paulo de Angola, Benvindo Regresso, Nelson Cazumiro e Mateus Galiano que encontrava-se de férias em Luanda. Foi desta reunião que decidiu-se em criar o SIFA, o Sindicato dos Futebolistas de Angola.

Foi assim que no dia 02 de Junho de 2018, em representação do SIFA Igor Nascimento Benvindo Regresso foram recebidos por uma delegação do Ministério da Juventude e Desportos (Minjud) em sua sede, onde faz-se a apresentação do referido projecto,que proptamentefoi apoiada pela delegação do Minjud.

Na continuidade deste processo, ao grupo já exsitemte juntaram-se outras individualidades do Futebol nacional, convidados pela Comissão liderada por Igor Nascimento, que deram a mão para que todos em conjuntos pudessem contribuir para que o projecto fosse um facto, fundamentalmente antigos futebolistas tais como Abel Campos, Jojó da Silva, Tony Angonave, Manuel Cambila “Aspirina”, Diogo Pascoal “Grau” e Daniel Mendes.

Durante este mesmo mês de Maio a Comissão do SIFA contactou a Direcção do Sindicato dos jogadores Profissionais de Futebol de Portugal (SFPF) na pessoa do seu Presidente de Direcção Joaquim Evangelista, solicitando o seu apoio, e estes proptamente se desponibilizaram a apoiar conceder institucional, logistico e financeiro. E entre os dias 04 e 06 de Setembro de 2018, deslocou-se a Luanda uma delegação  do SJPF liderado por Joaquim Evangelista e o seu Presidente da Mesa da Assembleia Geral João Nogueira da Rocha, com o objectivo de interagir, definir metas e orientar a Comissão relativamente ao processo de constituição legalização do SIFA e sua futura integração na Board da FIFPro, reunir com os jogadores Angolanos e a Direcção da Federação Angolana de Futebol, encontros estes que aconteceram e a no final de tudo o projecto SIFA saiu muito fortalecido.

 A Comissão de criação do SIFA fez recurso aos serviços e know-how em matéria sindical da UNTA (União Nacional dos Trabalhadores de Angola), que em conjunto durante vários encontros na sede da UNTA foram desenvolvendo um trabalhos Administrativos para a concretização do SIFA, algo que finalmente não veio a dar os resultados pretendidos, em função da complexidade e incompatibilidades existentes na legislação Angolana no que tange a criação de sindicatos para classes desportivas.

Facto este, que aconselhado por vários parceiros, a comissão Instaladora decidiu abortar a criação do SIFA dando lugar 

Criação da Associação Nacional dos Futebolistas de Angola (ANFA) que tinha como missão dar seguimento aos ideais preconizados inicialmente na concepção do projecto que é a defesa e protecção dos direitos e interesses dos futebolistas de Angola.

No dia 02 de Fevereiro a Comissão Instaladora da  ANFA reuniu com o Presidente de Direcção da FAF, o Senhor Artur Almeida e Silva, onde fez-se a apresentação do projecto ao líder do órgão reitor do futebol em Angola. O presidente da FAF manifestousua intenção e da Instituição que dirige em apoiar na constituição da ANFA com para que se deia mais dignidade aos futebolistas em Angola.

No dia 26 de Junho de 2019 aprovou-se o projecto de Estatutos e constituíu-se Assembleia Geral a Associação Nacional dos futebolistas de Angola (ANFA), que teve como assinante os seguintes membros Fundadores: Igor Nascimento, Abel Campos, Fabrice Maieco “Akwá”, Jojó Da Silva, Nsimba Baptista “Zé Kalanga”, Manuel Cange “Locó”, Guilherme Zinga “Laminho” Ricardo Estêvão “Job”, Enoque Guilherme, Manuel Cambila “Aspirina”, António Justo “Paty”, Guilherme Cabuço “Celso”, Benvindo Regresso Pontes Garcia, Simão Cambani Nascimento “Manucho”, Manuel Nzazi Pedro “Dadão”. 

A Comissão Instaladora da ANFA foi convidada a fazer parte do V Conselho dos Desportos, realizado pelo MINJUD no dia 28 de Junho de 2019  no Centro de Conferência de Belas em Luanda.  

Em 20 de Julho de 2019 a comissão Instaladora a quem foi atribuído o poder de legalizar e gerir a ANFA até a eleição dos órgãos sociais, efectuou a entrega de alguns troféus às melhores jogadoras do campeonato provincial unificado junior/sênior de Luanda. No dia 05 de Setembro do mesmo ano apresentaram os troféus de distinção individual do jogador e jovem jogador de cada mês do Girabola época 2019/2020, numa conferência de imprensa realizada no Anfiteatro da FAF. Sendo que os primeiros troféus foram entregues no dia 05 de Agosto à Zito Luvumbo atacante do 1° de Agosto que conquistou as duas categorias, tendo sido considerado pela ANFA o Jovem Jogador e  Jovem Jogador do mês de Julho de 2019, tendo recebido os troféus no Estadio 4 de Janeiro no Uíge, das mãos do Senhor Makumbikua Miguel o Secretário-geral do Governo Provincial do Uíge, minutos antes do jogo a contar para a mais uma jornada do Girabola 2019/2020 entre o Santa Rita de Cássia e o Clube Desportivo 1° de Agosto. 

A ANFA foi legalizada oficialmente no dia 24 de Setembro de 2019 com a Emissão da Escritura pública no Cartório Notarial do Kilamba Kiaxi em Luanda, e foi publicada no Diário da República de Angola no dia 31 de Outubro de 2019.

No dia 13 de Janeiro de 2020 realizou-se a Assembleia Geral eleitoral de Eleição dos Órgão sociais da ANFA, que elegeu o antigo futebolista e Fundador da ANFA Mbanino IGOR Samu NASCIMENTO como o primeiro Presidente de Direcção da Instituição. A tomada de posse aconteceu no dia 18 do mesmo mês na Galeria dos Desportos em Luanda, com a presença do representante do Minjud Ndilu Mário, o Presidente da FAF Artur Almeida e Silva, Joaquim Evangelista e João Nogueira da Rocha do Sindicato dos Jogadores de Portugal, Vicente Garcia Presidente da Associação Árbitros de futebol de angola, os antigos futebolistas Fabrice Maieco “Akwá”, Nando Jordão, Abel Campos, Carlos Pedro e outros, Paulo Magueijo vice-presidente do 1° de Agosto, os Juristas Egas Viegas e Bras Maieco, e demais convidados.

No dia 31 de Janeiro de 2020 a Direcção da ANFA tornou um comunicado de imprensa onde condena a FAFpor ter permitido a equipa de futebol do Atlético Sport Aviação (ASA) a competir no zona de apuramento a primeira divisão, mesmo tendo sido sancionado a não registar novos contratos, em função da dívida com vários antigos jogadores da equipa e não só. No de tudo final o Conselho de Disciplina da FAF deliberou o afastamento imediato da equipa do Asa na mesma competição, naquilo que foi a primeira grande Vitória da ANFA na defesa dos direitos dos futebolistas em Angola. 

Foi no dia 17 de Fevereiro de 2020 a ANFA fez parte pela primeira vez de uma Assembleia Geral da FAF na condição de convidada.

No dia 28 de Fevereiro a ANFA realizouuma Assembleia Geral Extraordinária, para a aprovação das quotas anuais dos Associados, evento realizado em Luanda no Anfiteatro do Comitê paraolímpico Angolano localizado na Cidadela desportiva em Luanda. 

Em 09 de Maio de 2020 a ANFA foi convidada a participar na reunião consultiva entre a FAF e as Associações de classe (futebolistas, árbitros e treinadores), para a analise da possibilidade de interrupção do  Girabola 2019/2020 em virtude da pandemia da Covid-19.

A ANFA realizou uma Assembleia Geral Extraordinária no dia 22 de Agosto de 2020, acima de a fim de adequar os seus Estatutos com os da FAF,  segundo recomendação da Assembleia Geral da FAF do dia 15 de Agosto de 2020 em que a ANFA foi admitida como membro da FAFa condição. Assembleia geral esta em que os Associados aprovaram também a criação de delegações províncias e um conselho de anciãos da ANFA. No dia 25 de Setembro do mesmo ano a ANFA foi confirmada como membro efectivo através de um ofício enviado pela Direcção da FAF. 

No dia 14 de Novembro a ANFA participou na eleição dos órgãos sociais da FAF para o quadriênio 2020/2024.

Agradecimentos as demais personalidades que não foram mencionadas, que de certa forma contribuíram para o surgimento da ANFA, tais como o Luiz Cazengue “Luizinho”, Carlos Alonso “Kali”, Zé Kalanga, Teixeira Cândido, Rui Gomes, Cavera Faztudo, os órgão de imprensa que ajudaram na divulgação do projecto, Claque Magazine, Rádio 5, TPA, Rádio UNIA, Zimbo, O PAÍS, Jornal dos Desportos, ZAP, jornal Nova Gazeta, Angop e o Novo Jornal.