ANFA faz balanço positivo da décima quinta Assembleia Geral da FIFPro África
Os responsáveis da Associação Nacional dos Futebolistas de Angola (ANFA) esteviram reunidos na sua sede sita no Estádio nacional 11 de Novembro, no sentido de fazer o balanço geral sobre a sua participação na Assembleia Geral (AG) da FIFPro África, que realizou-se nas terras do Nelson Mandela (Africa do Sul) nos dias 16 e 17 de Setembro passado. A reunião foi presidida pelo Presidente da ANFA Igor Nascimento, que teve o cuidado de relatar e transmitir aos seus colegas o que aconteceu neste evento e abordou também outros assuntos de interesse para alavancar a Associação na qual dirige.
Resumindo sobre a sua participação na Assembleia Geral da FIFPro, referiu que actual do órgão reitor das Associações, Sindicatos e União de futebolistas mundial foi dirigida pelo seu Secretário-geral da Francês Stéphane Burchkalter. Um dos destaque do evento foi o momento em que o Presidente da ANFA foi chamado a fazer a apresentação, que singiu-se na presentação pessoal do lider da ANFA e da instituição que lidera, historial breve da criação da associação, o lugar da ANFA hoje no futebol angolano, o estado do futebol Angolano, o apoio dos jogadores e incluíndo os da seleção nacional, quais são os objetivos da ANFA e dos jogadores. A ANFA é actualmente membro observador da FIFPro África e pretende nos próximos dois (2) atingir o estatuto máximo de membro efectivo, mas antes terá que passar pelo estatuto de membro candidato. De referir que a ANFA foi a única Associação de jogadores a ser admitida actualmente como membro observador entre várias Associações candidatas, tais como a Nigéria, Senegal, Mali, Tchad e outras.
Quanto ao processo eleitoral, não foi desta que o Presidente da ANFA foi eleito no cargo de secretário geral adjunto da FIFPro África, tendo recaido a escolha em Kgosana Maseng do Botswana. Realizou-se também a eleição dos membros da Board da instituição, foram eleito Herita Ilunga da União dos jogadores do Congo Democrático para os países de língua oficial francesa e Desmond Maringwa do Zimbabwe para os países de expressão Inglesa. Geremie Ndjitap actual Presidente da FIFPro África e a Sengalesa Khalididia Timera foram indicados como representantes da FIFPro África na FIFPro mundo.
Houve também uma reunião com a Confederação Africana de Futebol (CAF) representada pelo Angolano Raul Chipenda, onde abordou-se assuntos como a relação entre a FIFPro África e a CAF, o novo regulamento de licença de clubes e o futebol feminino.
O balanço foi considerado positivo pela ANFA e os seus responsáveis comprometeram-se em cumprir com as recomendações da Board, no sentido de profissionalizar cada ves mais os seus serviços, organizar a administração, política, finanças, estado das adesões de membros e a informações, que são as ixigências incontornáveis da plataforma de gestão e auditorias MDAS que a ANFA será adicionada nos proximos tempos, para atingir o estatuto de membro candidato, a seguir o de Membro efectivo e acima de tudo para prestar um bom serviço aos futebolistas em Angola na defesa e protecção dos seus direitos e interesses.
Nesta AG estiveram também presentes o Secretário-geral da FIFPro mundo Jonas baer Hoofman, Linos Chalwe (Zambia), Jerry (Kenya), Mohamed Harouan (Marrocos) Abdel Ghani Magoy (Egipto), Anthony Baffoe (Ghana) e anfitrião Thulaganyo Gaoshubelwe Presidente da União dos Futebolistas da Africa do Sul.