ANFA ADMITIDA COMO MEMBRO DO FOOTBAL FOR THE GOALS, INICIATIVA DA ONU.
A Associação Nacional dos Futebolistas de Angola (ANFA), foi admitida como membro oficial do projecto Football For The Goals (FFTG), traduzido em Português «Futebol para os objectivos», iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa fornecer uma plataforma para a comunidade global do futebol, se envolver e defender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). É uma oportunidade para desenvolver o alcance poderoso e influente do futebol e trabalhar em conjunto para se tornar agentes de mudança, alinhando mensagens, estratégias e operações com as aspirações dos ODS.
Iniciativa que irá inspirar e orientar o mundo do futebol – desde confederações, Federações nacionais, ligas e clubes, associações de jogadores e outras associações ligadas ao futebol, grupos de adeptos organizados, bem como parceiros comerciais e de mídia – para desenvolver abordagens de sustentabilidade existentes e implementar estratégias de ODS que levem à mudanças comportamentais.
Os membros podem não apenas aspirar desenvolver práticas sustentáveis, mas também actuar como campeões dos ODS durante a década de acção (2020-2030). Os membros usarão sua visibilidade e poder de divulgação por meio de torneios, jogadores, exposição de marca corporativa, mídia e comunidades de adeptos para elevar o perfil dos ODS por meio de amplificação e defesa. Inspirarão acções, demonstrando como estas práticas sustentáveis podem ser integradas por meio de qualquer modelo de negócios, incluindo o desporto.
Ao aderir ao FFTG, a ANFA compromete-se a defender a concretização e implementação de políticas alinhadas com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A equipa do FFTG espera colaborar e apoiar a ANFA a tornar-se num campeão do desenvolvimento sustentável e dos direitos humanos, mudança positiva dentro da comunidade de futebol e não só.
Como membro da FFTG, a ANFA tem agora acesso a recursos definidos, conhecimento especializado dentro das Nações Unidas (ONU), e a oportunidade de colaborar através desta iniciativa, em convocações, discussões e eventos ao lado dos membros da FFTG e outras partes intervenientes no futebol.
Os dezasete (17) Objectivos de Densevolvimento Sustentáveis são os seguintes:
(1) Não à pobreza;
(2) Fome zero;
(3) Saúde e bem-estar;
(4) Educação de qualidade;
(5) Igualdade de gênero;
(6) Água limpa e saneamento;
(7) Energia acessível e limpa;
(8) Trabalho decente e crescimento econômico;
(9) Indústria, inovação e infraestrutura;
(10) Redução das desigualdades;
(11) Cidades e comunidades sustentáveis; (12) Consumo e produção responsável;
(13) Acção climática;
(14) Vida abaixo da água;
(15) Vida na terra;
(16) Paz, justiça e instituições fortes;
(17) Parcerias para os objetivos.
Actualmente, já foram admitidas mais de cem instituições do futebol mundial, com grande destaque para UEFA, Confederação de Futebol da Ásia (AFC), CONMEBOL, Federação Alemâ de Futebol (DFB), Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Ligue de Futebol Professional da França (LFP), Liga Portugal & Fundação do Futebol, os clubes AFC Ajax da Holanda e Queens Park Rangers F.C., entre outros actores do futebol, sendo a ANFA a primeira e única instituição do futebol angolano entre os membros, tendo recebido o respectivo certificado de Membro.
Bem haja!